sexta-feira, 6 de junho de 2014

Sessões Longas de Cardio Impulsionam o Hormônio do Crescimento

Sessões Longas de Cardio Impulsionam o Hormônio do Crescimento


De Ergo Log
Tradução: Rodrigo do Couto



Os resultados de um estudo em humanos que os pesquisadores do Instituto do Exército dos EUA de Medicina Ambiental publicará em breve na Medicine & Science in Sports & Exercise voa face a mensagem encontrada em quase todos os artigos populares sobre exercício, saúde e hormônios. Mas porque sabemos que os nosso leitores não nasceram ontem, nós escrevemos sobre isso. De acordo com os pesquisadores, duas horas de treinamento cardio(aeróbico) estimula mais a secreção de hormônio do crescimento no seu corpo do que uma ou duas horas de treinamento de força(anaeróbico).

Maneiras de otimizar a produção endógena de hormônio do crescimento são de particular interesse para os prolongadores da vida, pois o hormônio do crescimento ajuda a restaurar a fibra muscular, osso, cartilagem e pele. Mas o hormônio de crescimento também é de interesse para as pessoas que querem perder gordura. O hormônio de crescimento pulsátil estimulam as células musculares para queimar gordura.

O exercício intensivo estimula a secreção do hormônio do crescimento, de acordo com muitos estudos. Mas a maioria destes somente medem a secreção do hormônio do crescimento durante  as primeiras poucas horas após o término de uma sessão de exercícios. Nenhum estudo que havia sido feito mediu o efeito ao longo de um período de 24 horas, e que comparou o efeito de diferentes tipos de exercício.

Pesquisadores pegaram 8 atletas amadores homens que estavam em seus vinte anos para realizar em diferentes ocasiões: A) nada [Controle], B) uma hora de treino de força utilizando pesos que conseguiriam realizar 5-10 repetições [Treinamento de Força Moderado], C) duas horas de treino de força [Treinamento de Força Longo], D) uma hora de bicicleta com 70 por cento de VO2max [Treinamento Aeróbico Moderado] ou E) Duas horas de bicicleta [Treinamento Aeróbico Longo]

A sessão de treinamento de força consistia em agachamento, supino reto, leg press e pull-down; o treinamento de cardio consistia em sessões de 15 minutos com alguns minutos de intervalo para descanso.

A figura abaixo mostra que ao longo de um período de 20 horas tanto o treinamento de força moderado quando o treinamento aeróbico moderado aumentaram a mesma quantidade de secreção de hormônio do crescimento em comparação a não fazer nada. Mas o aumento nesses casos não foram estatisticamente significante. O aumento na quantidade de hormônio do crescimento no sangue após o treinamento aeróbico prolongado foi significante.





Treinamento de cardio prolongado estimula mais a secreção de hormônio do crescimento do que o treinamento de força faz. A figura acima mostra a quantidade de hormônio do crescimento no sangue dos participantes. LA = Treinamento Aeróbico Prolongado; MA = Treinamento de Força Moderado

Os pesquisadores estão cientes de que os livros didáticos e na mídia popular normalmente dizem que o treinamento de força é que aumenta a secreção de hormônio do crescimento e que o estudo deles demonstrou resultados inesperados.

“Nós acreditamos que a causa subjacente pode ser devido ao maior gasto de energia alcançado durante o exercício aeróbico e uma maior demanda de mobilização de gordura pós-exercício”, escrevem os pesquisadores. “O significado fisiológico da secreção de GH e seu importante papel metabólico no que diz respeito ao fornecimento de combustível são ainda reforçados pelas recentes descobertas de Surya et al. [J Clin Endocrinol Metab. 2009 Aug;94(8):2828-34.], que informou que apenas a entrega de GH pulsátil, não contínua, estimula a lipólise em humanos.

Fonte:
Med Sci Sports Exerc. 2014 Feb 26. [Epub ahead of print].

http://www.ergo-log.com/lengthy-cardio-training-stimulates-growth-hormone-secretion-more-than-strength-training-does.html