sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Citrulina gera crescimento muscular em dietas de baixa ingestão de proteínas

Citrulina gera crescimento muscular em dietas de baixa ingestão de proteínas
Do Ergo Log
Atletas que por qualquer motive não comem muita proteína podem se beneficiar da L-Citrulina. Essa conclusão preliminar tem como base um estudo em humanos realizado por pesquisadores do Mayo Clinic nos Estados Unidos e publicado no Clinical Nutrition. Se os resultados devem ser acreditados, a L-Citrulina tem qualidades anabólicas em combinação com uma dieta de baixa ingestão protéica.
Levantamento Experimental
Estudos com animais mostraram que a suplementação com L-Citrulina protege contra a degradação de massa muscular em uma dieta hipocalórica. Esse é o motivo que os pesquisadores se perguntaram se haveria o mesmo efeito em uma dieta de baixa ingestão protéica.
Eles então realizaram um pequeno experimento com 8 indivíduos, que ingeriram pouca proteína por 3 dias. Eles receberam abaixo de 0,7g/prot/kg/dia.
No quarto dia os indivíduos receberam adicionalmente L-Citrulina na forma solúvel em estômago vazio. Em um período de 8 horas eles ingeriram 11-24g L-Citrulina no total. A dose de L-Citrulina dependia de sua massa magra: quanto maior era, mais L-Citrulina eles recebiam.
Em outra ocasião os indivíduos receberam uma quantidade semelhante de aminiácidos, que – como a L-Citrulina – não eram essenciais.
Proteína Muscular
A figura abaixo mostra que a L-Citrulina impulsionou a síntese de novas proteínas musculares[FSR]. Em tecido não-muscular a L-Citrulina não teve nenhum efeito.

Os pesquisadores não mensuraram a degradação de tecido muscular. Se a L-Citrulina impulsionasse consideravelmente a desgradação, não haveria motive de ingerir L-Citrulina. Mas se a L-Citrulina inibe a degradação muscular, L-Citrulina e substâncias relacionadas seriam mais interessantes do que já são.
Mecanismo
Os pesquisadores mensuraram a atividade de um número de genes em células musculares, mas foram incapazes de encontrar como exatamente a L-Citrulina funciona. Eles não detectaram quaisquer efeitos também sobre hormônios como insulina e IGF-1.
Conclusão
“Esse estudo pilioto, o primeiro realizado em humanos, demonstra que a ingestão oral de citrulina estimula a síntese de proteína muscular em participantes saudáveis em um curto prazo de dieta de baixa ingestão de proteína”, os pesquisadores escreveram. “Essa ação anabólica da citrulina é independente da ação da insulina e é específica no músculo. Em geral, esse novo achado abre uma oportunidade em potencial para aplicação clínica da citrulina em situações em que o anabolismo muscular é reduzido”.
Fonte:
Clin Nutr. 2014 May 4. pii: S0261-5614(14)00127-7. doi: 10.1016/j.clnu.2014.04.019. [Epub ahead of print].

Como otimizar a síntese proteica

Como otimizar a síntese proteica
A síntese proteica é um processo importante envolvido na recuperação muscular e adaptações de desempenho. Ela pode ser desencadeada pelo consumo de proteína, mas a quantidade necessária para maximizar os ganhos tem sido uma questão de debate. Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise mostra um estudo envolvendo corredores de distância(maratonistas) experientes.
Uma dúzia de voluntários consumiram fórmulas fornecendo 70 gramas de proteína com 15 gramas de leucina adicionadas ou 23 gramas de proteína com 5 gramas de leucina adicionadas após pedalar de bicicleta(in-door) em alta intensidade por 100 minutos. Ambos os suplementos continham 180 gramas de carboidrato e 30 gramas de gordura. Os indivíduos receberam 4 porções durantes os primeiros 90 minutos de um período de recuperação de 240 minutos. A taxa fracionada da síntese foi otimizada em 33% com 23 gramas de proteína comparada com a dose triplicada que só aumentou a síntese proteica em 13%.
Esse caso clássico de "menos é mais" ajudou os atletas a chegarem perto da síntese proteica máxima que contribuiu para adaptações musculares durante o período de descanso.[...]
Fonte: OptimumNutrition.com News
SupplementReviews.com