Em uma meta-análise no Nutrition Reviews foi incluso 12 ensaios clínicos randomizados com duração de 2 a 8 semanas onde foi analisado o perfil lipídico de indivíduos saudáveis tendo o consumo de queijo gordo como intervenção e o controle variando entre manteiga, leite e tofu.
Destes ensaios clínicos, 5 tiveram queijo como intervenção e manteiga como controle, onde a dieta foi semelhante em calorias, macronutrientes e composição de ácido graxo, ou seja, teve toda proporção de teor lipídico para encontrar um ratio entre a ingestão do queijo e manteiga. Os estudos com queijo gordo teve por volta de 145g/d e manteiga entre 47-64g/d. Ao analisá-los em conjunto (gráfico forest plot) o consumo de queijo gordo diminuiu LDL em 6,5% (8,5 mg/dl) HDL em 3,9% (1,93 mg/dl) e colesterol sérico em comparação a manteiga, enquanto triglicerídios não se diferiu.
Quando queijo gordo foi comparado com tofu o queijo gordo foi inferior na melhora do perfil lipídico, pois sua ingestão aumentou LDL e colesterol total. Ao comparar queijo gordo com leite não foi evidenciado diferença nos parâmetros lipídicos séricos.
O que dá pra retirar do estudo e aplicar na prática?
1- O consumo de manteiga deve ser banida?
Não, é incomum a ingestão de 60g de manteiga por dia durante muito tempo. O uso moderado não será impactante para aumento da LDL e colesterol total, se o paciente gosta e tem o hábito da pra incluir tranquilamente.
2- Queijo gordo irá diminuir a HDL?
Não necessariamente, o valor ENTRE os grupos realmente mostrou que o consumo de queijo gordo diminuiu HDL, mas o que é 1,93 mg/dl na parte clínica? E outra, a ingestão foi por volta de 145g de queijo gordo por dia que é muita coisa para adotar como um hábito.
3- Devo substituir queijo gordo por tofu?
Não, apenas caso goste. Não se encontra tofu em qualquer lugar e o gosto não é agradável para várias pessoas.
Contudo, da pra ingerir queijo gordo, manteiga, tofu, leite etc, basta ter moderação. Agora, se for pra aumentar a ingestão de proteína consequentemente aumentando o volume do alimento o melhor é optar aqueles com menos teor de gordura, principalmente se a pessoa tiver dislipidemia. Um dado interessante foi que triglicerídios não mudou entre os grupos, ou seja, se o paciente possui hipertrigliceridemia e tem o hábito de comer queijo gordo ou manteiga não é necessário retirar da dieta, apenas adequar.
Não se sabe definitivamente o porque que o queijo gordo diminuiu LDL e colesterol sérico em comparação com manteiga, hipóteses seria através de algum componente específico de ácido graxo saturado, maior teor de cálcio, proteína e vitamina K2 presente em função de ser um produto fermentado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário